Sustentabilidade Socioambiental
As questões socioambientais contribuem para um posicionamento mais forte e equilibrado, assegurando uma gestão mais eficiente e resiliente. Nesta óptica, e em linha com os compromissos de sustentabilidade assumidos, o Banco possui um Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS), com o intuito de garantir que as actividades que desenvolve estão em conformidade com os requisitos Ambientais e Sociais.
O SGAS permite não só fomentar a transparência e a consciencialização das melhores práticas ambientais e sociais, contribuindo assim para o envolvimento e compromisso activo com os Clientes, como também implementar soluções sustentáveis nas relações com as partes interessadas ao longo de toda a cadeia de valor.
Com a implementação do SGAS, o ATLANTICO procura fortalecer a gestão e a mitigação dos riscos ambientais e sociais associados à sua carteira de crédito. Através de análises criteriosas, o Banco estabelece directrizes e regras claras que incorpora no SGAS para avaliar os projectos, com o objectivo de promover as melhores práticas sustentáveis e responsáveis.
Estas avaliações estão alinhadas com os oito Padrões de Desempenho do IFC - International Finance Corporation, nomeadamente:
1. Avaliação e Gestão de Riscos e Impactos Socioambientais;
2. Condições de Emprego e Trabalho;
3. Eficiência de Recursos e Prevenção da Poluição;
4. Saúde e Segurança da Comunidade;
5. Aquisição de Terra e Reassentamento Involuntário;
6. Conservação da Biodiversidade e Gestão Sustentável de Recursos Naturais Vivos;
7. Povos Autóctones;
8. Património Cultural.