Sustentabilidade
O Governo
O ATLANTICO acredita que um modelo de governance robusto e multidisciplinar é essencial para enfrentar os principais desafios a que está exposto, no presente ou no futuro, quer sejam de cariz ambiental, social ou económico.
Desta forma, o ATLANTICO tem vindo a consolidar a sua estrutura orgânica e a basear a sua actuação e operações, num conjunto de políticas e regulamentos de ética e de conduta, bem como em sistemas de gestão que sustentam a sua abordagem ao governance.
A estrutura de governance do ATLANTICO assenta no disposto na legislação vigente e nas recomendações e melhores práticas internacionais.
Estratégia de Sustentabilidade
No ATLANTICO acreditamos que os desafios ambientais, sociais e económicos que o mundo enfrenta exigem um novo olhar, e estamos comprometidos em alinhar as nossas práticas com os melhores padrões ESG (Ambiental, Social e Governança), de modo a assegurar um crescimento sustentável.
A sustentabilidade já faz parte do nosso dia-a-dia e orienta as decisões que moldam o futuro do negócio. Além de uma prioridade, ela é vista como uma oportunidade, integrando-se à estratégia de gestão e sucesso do Banco a curto, médio e longo prazo. Nos últimos anos, implementámos diversas acções que reforçam esse compromisso.
Como parte dessa jornada, desenvolvemos a Estratégia de Sustentabilidade alinhada à Visão, Missão e Valores da organização. Essa estratégia busca fortalecer a resiliência do Banco frente aos desafios futuros, com base em uma análise profunda das principais tendências ESG e benchmarking com outras instituições do sector.
Dimensões da Estratégia de Sustentabilidade
Nossos Negócios: Reúne todas as actividades e acções que afectam o modelo de negócio do Banco, como a exposição a riscos ESG e de crédito, além da estratégia de sustentabilidade e financiamento responsável. Isso impacta nos nossos produtos e serviços financeiros, na estratégia de crédito, na experiência do cliente e no crescimento interno. O nosso foco é oferecer soluções que gerem impacto positivo tanto social quanto ambientalmente, reforçando o nosso compromisso com uma sociedade mais sustentável e contribuindo para o desenvolvimento de Angola.
Nossas Operações: Esta dimensão abrange iniciativas que promovem a transparência, a eficiência e a responsabilidade, influenciando a gestão do Banco, a escolha de fornecedores e a cultura no local de trabalho. O objectivo é reduzir o impacto ambiental e a pegada de carbono do ATLANTICO, promovendo o uso eficiente de recursos, bem-estar, equidade e inclusão dos colaboradores. Tudo isso para garantir que o Banco actua de forma inclusiva e ambientalmente responsável, alinhado aos ODS 2030.
Nosso Envolvimento na Comunidade: O foco está nas acções de responsabilidade social, visando apoiar as necessidades das comunidades onde o ATLANTICO actua. Essas iniciativas ajudam a mostrar como o Banco contribui positivamente para o desenvolvimento das regiões em que está presente.
Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS)
O SGAS permite garantir que os investimentos e financiamentos conduzidos pelo Banco, que reúnam os critérios exigidos, estão de acordo com as directrizes e com as orientações internacionais e legislação nacional em vigor no âmbito de ambiente, saúde, segurança e questões sociais.
Foco na
transformação social
A transformação social é um pilar fundacional do ATLANTICO, estando no seu ADN a partilha dos resultados da sua actividade com as Comunidades em que se insere, deixando uma marca relevante na Sociedade e criando Valores para a Vida. A estratégia de transformação social do ATLANTICO inside em 3 eixos de actuação.
Conhecimento
Saúde e Bem-estar
Empreendedorismo