Banco Millennium Atlântico cria Conselho de Estratégia e Sustentabilidade

12/07/2024

O BANCO MILLENNIUM ATLÂNTICO CRIA CONSELHO DE ESTRATÉGIA E SUSTENTABILIDADE

Luanda, 12 de Julho de 2024 - O Banco Millennium Atlântico, S.A. (ATLANTICO) informa que os seus Accionistas reuniram hoje em Assembleia Geral de Accionistas, tendo decidido:

• Eleger o Dr. N’Gunu Tiny para Presidente do Conselho de Estratégia e Sustentabilidade (CES), órgão que terá o mandato para coordenar a definição e implementação do Plano Estratégico do Banco para o ciclo 2025- 2028, bem como da sua Estratégia de Sustentabilidade.

O ATLANTICO definiu recentemente um conjunto prioritário de cinco Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas [Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Trabalho Decente e Crescimento Económico (ODS 8), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Acção Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13)], considerando a sua importância para o desenvolvimento sustentável de Angola e o alinhamento com a visão estratégica do Banco, os quais pretende reflectir, no âmbito da implementação da sua Estratégia de Sustentabilidade, nos seus Negócios, nas suas Operações e no seu envolvimento na Comunidade.

Adicionalmente, o actual ciclo estratégico (2021-2024) do ATLANTICO, orientado pelo Plano Estratégico PHIT 2.4, aproxima-se do final, pelo que será necessário, dentro em breve, iniciar a definição do próximo Plano Estratégico do Banco, que será aprovado em Assembleia Geral de Accionistas em Janeiro de 2025.

Desta forma, em linha com o previsto nos Estatutos do Banco e também com a contínua preocupação em reforçar os mecanismos de governo do Banco conforme as melhores práticas, os Accionistas consideram oportuna a constituição do CES, elegendo por unanimidade o Dr. N´Gunu Tiny para Presidente do referido órgão, sujeito a aprovação pelo Regulador.

• Recomendar ao Conselho de Administração (CA) a constituição de uma Comissão de Segurança Cibernética e Patrimonial (CSCP), órgão responsável pela monitorização da implementação do Plano de Cibersegurança e do Plano de Continuidade de Negócio do ATLANTICO, dimensões de extrema relevância para o sector financeiro a nível mundial.

Considerando o contexto actual, em que os temas de segurança cibernética e continuidade de negócio têm uma dimensão de extrema relevância para o setor financeiro, podendo comprometer a sua integridade, estabilidade e a confiança de clientes e investidores, os Accionistas do ATLANTICO entendem que deverá existir um foco crescente na gestão destes riscos, sobretudo num cenário de contínua transformação digital da actividade bancária e de recurso a novas tecnologias, como por exemplo a inteligência artificial.

Como tal, e não obstante a existência de equipas dedicadas exclusivamente à gestão destes riscos na esfera executiva, os Accionistas aprovaram a recomendação ao CA de constituição de uma Comissão de Segurança Cibernética e Patrimonial, que assegure o acompanhamento próximo e a gestão destes riscos também ao nível do Conselho de Administração, nomeadamente por Administradores não-executivos e independentes.

Para presidir à referida comissão, considerando o perfil específico que estas dimensões requerem, dada a sua complexidade e constante evolução, os Accionistas propuseram a eleição da Dra. Patrícia Gabriel, que desta forma passará a exercer funções não-executivas no CA do ATLANTICO.

• Recompor a constituição do Conselho de Administração do ATLANTICO.

O Dr. Éder Sousa, Administrador Executivo com o pelouro financeiro, fruto da sua vasta experiência na área financeira e de investimentos, foi recentemente desafiado para exercer funções nos órgãos sociais de uma sociedade regulada no exterior e de Presidente do Conselho de Administração da Fortaleza Seguros, no âmbito da estratégia de criação de um ecossistema de parcerias nacionais e internacionais que potenciem o desenvolvimento do sistema financeiro angolano, bem como o investimento em Angola e de Angola no mundo. Atendendo à exigência que estas novas funções acarretam, o Dr. Éder Sousa solicitou a renúncia às suas funções no Conselho de Administração do ATLANTICO. As funções executivas anteriormente exercidas pelo Dr. Éder Sousa são assumidas pelo Dr. Mauro Neves, Administrador Executivo do Banco.

Fruto da sua experiência, do contributo durante os últimos anos para o alcançar dos objectivos estratégicos e conhecimento transversal do Banco, os Accionistas elegeram o Dr. Éder Sousa para membro do Conselho de Estratégia e Sustentabilidade do ATLANTICO.

Dada a cessação de funções do Dr. Éder Sousa no CA do ATLANTICO e a nomeação da Dra. Patrícia Gabriel para o exercício de funções não-executivas, foram nomeados para integrar o CA do Banco o Dr. Mário Kipipa, com funções executivas nas áreas de Meios de Pagamento, Corporate e Private Banking, e o Dr. Marcelo Costa, para substituição da Dra. Patrícia Gabriel, com funções executivas nas áreas de Tecnologias, Cibersegurança, Continuidade de Negócio, Operações e Património e Serviços, ambas sujeitas a aprovação pelo Regulador.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

BANCO MILLENNIUM ATLÂNTICO