GARANTIAS BANCÁRIAS

Instrumento financeiro especializado útil para negócios além fronteiras.

Vantagens:

Maior segurança e garantia de recebimento;

Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores;

Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional;

Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito;

Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola.

Características

É uma solução financeira, na qual o Banco assume o compromisso de assegurar as obrigações que não possam ser cumpridas pelo seu Cliente.

Na generalidade, as Garantias são exigidas para admissão a concursos, realização de obras, contratos de arrendamento, etc.

Apresentam diferentes tipos:

  • First Demand, incluindo Stand By Letter of Credit;

  • Surety Default Guarantees;

E diferentes Naturezas:

  • Directas;

  • Indirectas;

  • de Concurso;

  • de Depósito;

  • de Pagamento Antecipado;

  • Payment Bond;

  • de Manutenção;

  • Retention Money Guarantee.

  • Payment Bond;

  • de Manutenção;

  • de Caução Global de Desalfandegamento;

  • para Colaterizar Financiamentos;

Assim sendo, a Garantia Bancária pode assumir as seguintes características:
Pode ser utilizada em substituição de Crédito, cobrando pagamentos e juros;
Pode ser utilizada para cumprimento de obrigações fiscais;
Pode ser utilizada como cobertura para operações de bens e serviços associados a dinamização da economia real.

Como funciona

O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.

Legenda

1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5.O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6., Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

Apoio

Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.

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