Garantias Bancárias
GARANTIAS BANCÁRIAS
Instrumento financeiro especializado útil para negócios além fronteiras.
Vantagens:
Maior segurança e garantia de recebimento;
Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores;
Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional;
Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito;
Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola.
Características
É uma solução financeira, na qual o Banco assume o compromisso de assegurar as obrigações que não possam ser cumpridas pelo seu Cliente.
Na generalidade, as Garantias são exigidas para admissão a concursos, realização de obras, contratos de arrendamento, etc.
Apresentam diferentes tipos:
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First Demand, incluindo Stand By Letter of Credit;
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Surety Default Guarantees;
E diferentes Naturezas:
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Directas;
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Indirectas;
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de Concurso;
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de Depósito;
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de Pagamento Antecipado;
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Payment Bond;
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de Manutenção;
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Retention Money Guarantee.
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Payment Bond;
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de Manutenção;
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de Caução Global de Desalfandegamento;
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para Colaterizar Financiamentos;
Assim sendo, a Garantia Bancária pode assumir as seguintes características:
Pode ser utilizada em substituição de Crédito, cobrando pagamentos e juros;
Pode ser utilizada para cumprimento de obrigações fiscais;
Pode ser utilizada como cobertura para operações de bens e serviços associados a dinamização da economia real.
Como funciona
O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.
Legenda
1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5.O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6., Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.
Apoio
Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.
Tem dúvidas? Nós esclarecemos!