GARANTIAS BANCÁRIAS

Instrumento financeiro especializado útil para negócios além fronteiras

Solução financeira, na qual o Banco assume o compromisso de assegurar as obrigações que não possam ser cumpridas pelo seu Cliente.
Na generalidade, as Garantias são exigidas para admissão a concursos, realização de obras, contratos de arrendamento, etc.

Apresentam diferentes tipos:

  • First Demand, incluindo Stand By Letter of Credit
  • Surety Default Guarantees

E diferentes Naturezas:

  • Directas
  • Indirectas
  • Concurso
  • Depósito
  • Pagamento Antecipado
  • Payment Bond
  • Manutenção
  • Retention Money Guarantee
  • Payment Bond
  • Manutenção
  • Caução Global de Desalfandegamento
  • Colaterizar Financiamentos

O que podem incluir as Garantias Bancárias?

Pode ser utilizada em substituição de Crédito, cobrando pagamentos e juros

Pode ser utilizada para cumprimento de obrigações fiscais

Pode ser utilizada como cobertura para operações de bens e serviços associados a dinamização da economia real

Vantagens

  • Maior segurança e garantia de recebimento
  • Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores
  • Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional
  • Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito
  • Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola

Preçário

Consulte a tabela de comissões e despesas do Banco

Preçário -Outros Clientes -Secção 7. Prestação de Serviços

Ponto 7.2 -Garantias Bancárias

Como Funciona

O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.

Legenda:

1. - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador
5. O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador
6. Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.

Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador

Apoio

Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.

Documentos úteis

 

Trade Finance Português
2,59 mb
Checklist Garantias Bancárias de Boa Execução
0,07 mb
Checklist Garantias Bancárias de Concurso
0,07 mb
CheckList Garantias Bancárias de Adiantamento
0,07 mb

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