Garantias Bancárias
GARANTIAS BANCÁRIAS
Instrumento financeiro especializado útil para negócios além fronteiras
Solução financeira, na qual o Banco assume o compromisso de assegurar as obrigações que não possam ser cumpridas pelo seu Cliente.
Na generalidade, as Garantias são exigidas para admissão a concursos, realização de obras, contratos de arrendamento, etc.
Apresentam diferentes tipos:
- First Demand, incluindo Stand By Letter of Credit
- Surety Default Guarantees
E diferentes Naturezas:
- Directas
- Indirectas
- Concurso
- Depósito
- Pagamento Antecipado
- Payment Bond
- Manutenção
- Retention Money Guarantee
- Payment Bond
- Manutenção
- Caução Global de Desalfandegamento
- Colaterizar Financiamentos
O que podem incluir as Garantias Bancárias?
Pode ser utilizada em substituição de Crédito, cobrando pagamentos e juros
Pode ser utilizada para cumprimento de obrigações fiscais
Pode ser utilizada como cobertura para operações de bens e serviços associados a dinamização da economia real
Vantagens
- Maior segurança e garantia de recebimento
- Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores
- Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional
- Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito
- Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola
Preçário
Consulte a tabela de comissões e despesas do Banco
Preçário -Outros Clientes -Secção 7. Prestação de Serviços
Ponto 7.2 -Garantias Bancárias
Como Funciona
O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.
Legenda:
1. - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador
5. O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador
6. Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador
Apoio
Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.
Tem dúvidas? Nós esclarecemos!