Transferências Internacionais
TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Pague com rapidez utilizando a transferência de fundos em moeda estrangeira
Vantagens:
Maior segurança e garantia de recebimento
Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores
Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional
Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito
Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola
Características
Transferência de dinheiro via SWIFT, de forma segura, rápida e automática
As transferências de dinheiro são permitidas pelo Banco Nacional de Angola, desde que seja apresentada o motivo da operação e documentos de suporte associados a mesma
Para realização de transferências é necessária a indicação do IBAN para os países aderentes, ou do número de conta do beneficiário e, quando aplicável, é também solicitado o Clearing Codes (caso a transferência seja realizada para EUA) ou o Sort Code (caso a transferência seja realizada para o Reino Unido)
Conheça a terminologia frequentemente utilizada e associada a realização de transferências, nomeadamente:
Originador do pedido de transferência;
Número de Conta do Ordenante: Nº de conta à ordem a debitar
Data de processamento: será sempre a data de débito na conta à ordem
Ordenante: BIC SWIFT do banco do beneficiário: Código que permite a identificação dos Bancos na rede SWIFT
Exemplo: BIC SWIFT de 8 posições:
Inicio = Código que Identifica a Instituição Financeira (4 posições)
Meio = Código que identifica o País (2 posições)
Fim = Código que permite a distinção geográfica dentro de um país (2 posições)
Nota: Um BIC SWIFT poderá ter até 11 posições adicionando 3 posições alfanuméricas no final, que correspondem ao Código do Balcão
SHA: Despesas repartidas, regra geral, a cargo do ordenante estão as despesas na origem e a cargo do beneficiário estão as despesas no destino
BEN: Despesas a cargo do beneficiário
OUR: Despesas a cargo do ordenante
Como funciona
O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.
Legenda
1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5.O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6., Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.
Apoio
Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.
Tem dúvidas? Nós esclarecemos!