REMESSAS DOCUMENTÁRIAS

Actue em mercados internacionais com segurança

Remessa Documentária, exige a intervenção do Banco enquanto mandatário actuando de acordo com as instrucções recebidas. Esta instrucção passa pela entrega de documentos financeiros ou documentos comerciais que transmitem a propriedade da mercadoria, ao beneficiário final

Vantagens:

Produto alternativo ao Crédito Documentário

Menores custos que os custos inerentes a abertura e manutenção do Crédito Documentário

Minimiza o risco de incumprimento das obrigações assumidas contratualmente pelo exportador

Financiamento bancário via desconto/adiantamento

Financiamento comercial do exportador, caso o pagamento de remessa seja à Prazo

Intervenientes

  • Cedente – Exportador da mercadoria/ Vendedor/Sacador

  • Banco Cedente – Banco do Exportador que envia os documentos ao Banco do Importador

  • Sacado – Importador da mercadoria/Comprador/Devedor

  • Banco do Sacado – Banco do Importador, responsável pelo cumprimento das instrucções de cobrança junto do Importador

O ATLANTICO pode apresentar-se como Banco do Sacado, quando o seu Cliente é Importador ou Banco Cedente quando o seu Cliente é Exportador.
Diferença entre Remessas Documentárias de Importação vs Exportação


Remessa Documentária de Importação (RDIM)

Tratando-se de um serviço de entrega de documentos, o ATLANTICO recebe do Banco Estrangeiro (Cedente) documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pelo seu Cliente, na qualidade de importador

A entrega destes documentos ao Cliente ATLANTICO só poderá ser feita de acordo com as instruções recebidas do outro Banco:

  • Contra aceite de uma letra

  • Aceite e aval de uma letra ou pagamento parcial e aceite do restante

  • Contra um compromisso escrito de pagamento em determinada data futura


Remessas Documentárias de Exportação (RDEX)

O ATLANTICO, a pedido do seu Cliente Exportador, envia ao banco estrangeiro os documentos para cobrança, que deverão ser entregues ao importador de acordo com o estipulado nas instruções do Cliente Exportador, que podem ser:

  • Contra pagamento

  • Contra aceite de uma letra

  • Contra um compromisso escrito de pagamento em determinada data futura


Tipos de Cobrança

  • Documentos Contra Pagamento

  • Documentos Contra Aceite

  • Documentos Contra Compromisso Escrito de Pagamento

  • Documentos Contra Aceite e Aval Bancário

Como funciona

O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador.

Legenda

1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5.O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6., Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário.
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.

Apoio

Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168.

Documentos úteis

 

Trade Finance Português
2,59 mb
Trade Finance Inglês
1 mb

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