Crédito Documentário
CRÉDITO DOCUMENTÁRIO
Solução certa para negócios internacionais
O que pode incluir um Crédito Documentário?
Maior segurança e garantia de recebimento
Aumento dos prazos de pagamento a fornecedores
Avaliação e mitigação dos principais Riscos inerentes ao comércio internacional
Permite a antecipação de fundos através de operações bancárias paralelas, tais como, desconto ou abonos sobre a carta de crédito
Actuação com base nas regras e usos uniformes da Câmara de Comércio Internacional, bem como, pelas leis do Banco Nacional de Angola
Características
Perceba o produto para que possa servir a sua necessidade, quer seja de recebimento via Exportação ou pagamento via Importação;
O crédito documentário é uma modalidade de crédito disponibilizada para garantir às Empresas o pagamento das operações independentemente da capacidade de liquidação dos Clientes;
- É Crédito porque é um compromisso irrevogável por parte de um Banco emitente de honrar uma obrigação de pagamento em conformidade;
- É Documentário porque é pela existência dos documentos que se confirma a transação comercial e a garantia de pagamento da operação;
Este compromisso envolve a actividade de Importação e Exportação e proporciona a confiança entre ambas as partes comerciais;
Créditos Documentários de Importação - contrato de abertura de crédito estabelecido entre o ATLANTICO e o Cliente Importador, em que é concedido um crédito por assinatura com condições especificadas em Contrato;
Créditos Documentários de Exportação - Forma segura de garantir de forma irrevogável o recebimento do montante referente à exportação, contra entrega dos documentos e cumpridos os termos e condições do crédito. Possibilita a negociação do recebimento antecipado do valor da exportação após entrega dos documentos no Banco.
Como funciona
O Banco do seu Fornecedor estrangeiro envia ao ATLANTICO os documentos necessários ao levantamento da mercadoria importada pela sua Empresa. Os documentos ser-lhe-ão entregues contra pagamento, aceite, ou pagamento parcial e aceite do restante, de acordo com as condições determinadas pelo Exportador
Legenda
1. Beneficiário - Solicita ao Ordenador uma Garantia Bancária tendo em conta o serviço/condições que foram acordadas;
2. O Ordenador solicita ao seu Banco para que contacte o Banco de Residência/Geográfica do Beneficiário, para que possa emitir a Garantia a favor do mesmo;
3. Banco Ordenador solicita ao Banco Garante, (Banco do Beneficiário) que emita a Garantia a favor do Beneficiário, contra garantida pelo mesmo;
4. O Banco Beneficiário analisa os detalhes da operação, e em conformidade emite a garantia, remete ao Banco Ordenador;
5. O Banco Ordenador remete a garantia ao Ordenador;
6. Ordenador valida a Minuta e remete ao Beneficiário;
Nota: Existem casos em que a entrega da Minuta é feita pelo Banco Beneficiário directamente ao Ordenador.
Apoio
Caso pretenda obter informação de acordo com a sua necessidade (abertura de carta de crédito ou consulta de estado de carta de crédito) contacte-nos através da linha institucional (+244) 226 460 460 ou (+244) 923 168 168
Tem dúvidas? Nós esclarecemos!